O que te escrevo é puro corpo inteiro

O espetáculo leva à cena um professor de Literatura, escritor, ator que decide passar a limpo a sua história de vida, fazendo uma reflexão sobre sua relação dialógica com os seus alunos, seus leitores, seu púbico, consigo e suas relações afetivas.   

O que te escrevo é puro corpo inteiro
© Margareth Leite/Direitos reservados

Foto: Margareth Leite

O QUE TE ESCREVO É PURO CORPO INTEIRO

Montagem: Truá Cia de Espetáculos

Texto: Nathan Sousa

Direção: Wellington Júnior

Interpretação: Vitorino Rodrigues

Onde? Teatro João Paulo II - Quando? 01, 02 e 03 de setembro - Horas? 19h

Premiado no Concurso de Monólogos atriz Ana Maria Rego nas categorias ator, para Vitorino Rodrigues, e iluminador, para Wellington Júnior, O QUE TE ESCREVO É PURO CORPO INTEIRO volta em temporada no palco do Teatro João Paulo II, de 01 a 03 de setembro, sempre às 19h. Os ingressos estão sendo vendidos através do site www.sympla.com.br ou diretamente com a produção do espetáculo, através do whats 86 99917-3647.

O espetáculo leva à cena um professor de Literatura, escritor, ator que decide passar a limpo a sua história de vida, fazendo uma reflexão sobre sua relação dialógica com os seus alunos, seus leitores, seu púbico, consigo e suas relações afetivas.   

Trata-se uma aula-espetáculo-homenagem para um possível professor-ator-poeta que para muitos parece falecido. É uma teatralidade homenageada. São arquivos de si. Poemas de si. Lembrando dos outros. Lemos poemas, lembramos velhas histórias.

Uma mesa embalsamada. Ali está nosso poeta da cena.

O que eu te escrevo é puro corpo inteiro pode ser lido como um longo poema sobre as sortes e as misérias do artista e do educador. “Longo” pelo seu arsenal de jogos de palavras infinitas, “poema” pela combinação entre liberdade e cinzelamento da língua, espalhada no papel segundo uma métrica e um ritmo.

A montagem é comemorativa de 25 anos de teatro do ator Vitorino Rodrigues e é parte de sua pesquisa sobre a transposição do texto literário para a cena teatral e resultou em seu projeto de mestrado, atualmente em curso pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO. O ator, com a montagem de “O que te escrevo é puro corpo inteiro”, completa sua tetralogia da memória (17 minutos antes de você, Sol sanguíneo, Depois do fim).

O espetáculo estreou no formato on-line em dezembro de 2020, em temporada durante os sábados e domingos de dezembro, pela plataforma zoom. No ano de 2021, o espetáculo foi reensaiado para o formato presencial, estreando dia 31 de julho em temporada que se estendeu por todos os sábados dos meses de agosto e setembro.

Em agosto, participou da XII Mostra de Teatro “Arte ao alcance de todos”, no bairro Cidade Jardim, realizado pela Companhia Teatral Jovens em Cena – COTJOC. A mostra aconteceu entre os dias 24 e 28 de agosto, com espetáculos do Piauí, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em setembro, o espetáculo abre a temporada presencial da programação do projeto OCUPATRILHOS, realizado pelo Grupo Harém de Teatro, com apresentação dia 15 de setembro.

O espetáculo esteve em cartaz, ainda em 2021, em duas curtas temporadas: nos dias 23 de 24, no Espaço Cultural Trilhos; e nos dias 02 e 03 de dezembro, no Teatro Torquato Neto. Em abril de 2022, a montagem compôs a programação do projeto OFICINA DAS ARTES, realizado pela Fundação de Apoio Cultural do Piauí – FUNDAPI.

Com um ano de estreia e 20 (vinte apresentações) contabilizadas, o espetáculo tem arrebatado o público, que tem manifestado seus olhares críticos. Dentre tais olhares, eis a palavras de Adalmir Miranda, ator e diretor teatral: “Encontros de respiros e “pirações” comuns provocando a vida do artista em elucubrantes pesquisas eternas do bom e generoso artífice da arte. Sendo assim, afinado, reconheço o resultado cênico operante de um trabalhador da arte. A sincera orquestração do diretor Wellington Júnior e do texto telegráfico e extasiante de Natan Souza projetaram a dramaticidade assumida do ator Vitorino Rodrigues (de sensível maturidade interpretativa). Um misto de saudades e uma celeuma de memórias irrefutáveis, tribulam com a minha percepção recheada de experiências múltiplas. Congratulações à arte e aos bons artistas que experimentam e prosseguem honrosamente com o fazer cênico. Sinceros parabéns aos realizadores do espetáculo teatral: O que que escrevo é por puro corpo inteiro.”

 

O GRUPO

A Truá Cia de Espetáculos foi criada em novembro de 2007 e teve como ponto de partida a observação, a improvisação e a codificação corporal de experiências laboratoriais, de resultados obtidos nos ensaios, buscando assim uma dramaturgia escrita coletivamente através de palavras e movimentos.

Deste processo de experimentações nasceu o espetáculo 17 MINUTOS ANTES DE VOCÊ, em agosto de 2008, trazendo a cena as inquietações de um casal da terceira idade e suas peculiaridades cotidianas.

Desde então o espetáculo vem conquistando o público e a crítica pelas diversas temporadas e festivais onde se apresentou, conquistando, ao longo desses 14 anos desde a sua estreia, prêmios de melhor ator, direção, espetáculo, texto original, sonoplastia e maquiagem.

Em março 2017, a companhia estreou o monólogo DEPOIS DO FIM, com texto e atuação de Vitorino Rodrigues e direção de Silmara Silva. O espetáculo circulou pelas cidades de Santa Cruz dos Milagres-PI, Floriano-PI, Parnaíba-PI, Fortaleza-CE e Rio de Janeiro. A montagem recebeu prêmios destaque de Ator e direção, concedido pela Secretaria Estadual de Cultura do Piauí / Theatro 4 de Setembro, além do Troféu Em Cena de prêmio de Melhor Ator, realizado pelo Coletivo Tear de Arte e Cultura.

Em dezembro de 2020, estreou o monólogo O QUE TE ESCREVO É PURO CORPO INTEIRO, de forma online, com texto de Nathan Sousa, direção de Wellington Júnior e interpretação de Vitorino Rodrigues. Em julho de 2021, o espetáculo teve sua estreia no formato presencial.

FICHA TÉCNICA:

Espetáculo: O QUE TE ESCREVO É PURO CORPO INTEIRO

Texto: Nathan Sousa

Atuação: Vitorino Rodrigues

Dramaturgismo, direção e mise-en-scène: Wellington Júnior

Direção de arte, concepção espacial, cenografia e figurino: Reinaldo Patricio

Música e desenho de som:  Edivan Alves

Operação de som: Dan Martins

Desenho de luz: Wellington Júnior

Operação de luz: Wellington Júnior e Chico Borges

Diretor técnico e construção de objetos: Afonso Lopes

Coreografias, direção de movimento e preparação corporal: Márcio Felipe Gomes.

Espacialização vocal e antropologia da voz: Wellington Júnior, Vitorino Rodrigues e Edivan Alves

Direção de cena: Afonso Lopes

Contrarregragem: Afonso Lopes e Allex Cruz

Fotos:  Robson Levy, Hirlan Kupfer, Wagner Santos e Margareth Leite

Produção de conteúdo para mídias sociais: Júnior Marks

Designer: Robson Levy

Produção executiva: Vitorino Rodrigues

Direção de Produção e idealização: Vitorino Rodrigues

Realização: Truá Cia de Espetáculos

Produção: VR Produções