VII Edição do Troféu ENCENA Celebra o Teatro Piauiense em Grande Estilo

Evento realizado pelo Grupo TEAR de Teatro, sob a coordenação de Siro, premia melhores produções e talentos da cena local...

VII Edição do Troféu ENCENA Celebra o Teatro Piauiense em Grande Estilo

Da Redação - Na noite desta última quarta-feira (26), o Theatro 4 de setembro, dentro da programação da SENTHE – SEMANA NACIONAL DO TEATRO DE TERESINA, foi palco de uma celebração vibrante da arte dramática com a VII Edição do Troféu ENCENA, realizado pelo Grupo TEAR de Teatro, sob a coordenação geral do diretor e produtor cultural Siro Siris. O evento, que já se consolidou como um dos mais aguardados do calendário artístico da região, reuniu atores, diretores, técnicos e amantes do teatro para uma cerimônia repleta de emoção, reconhecimento e performances.

Uma Noite de Glória

Com apresentações cênicas ao vivo, discursos inspiradores e muita expectativa, o Troféu ENCENA premiou as melhores produções teatrais de 2024 em categorias como Melhor EspetáculoMelhor Ator e AtrizMelhor DireçãoMelhor Figurino, dentre outras. A edição deste ano contou com uma diversidade de grupos participantes, mostrando a riqueza e a pluralidade do teatro local.

Destaque para o espetáculo "Cobiça", que levou o prêmio de Melhor Espetáculo, e para a atriz Beatriz Rocha, de Floriano-PI, que emocionou o público e a crítica com sua performance em "Cobiça", garantindo o troféu de Melhor Atriz. Já Ricco Lima, do Coletivo Cabaça, de Parnaíba-PI, com sua atuação intensa em "O diário de Anne Frank, levou o prêmio de Melhor Ator.

Reconhecimento e Emoção

Em seu discurso, Siro, coordenador do evento e diretor do Grupo TEAR, destacou a importância de iniciativas como o Troféu ENCENA para fortalecer a cultura teatral na região:

"Este prêmio não é apenas sobre competição, mas sobre celebração. Celebrar o teatro é celebrar a vida, a resistência e a capacidade humana de se reinventar através da arte. Cada um aqui, no palco ou nos bastidores, é essencial para que a magia do teatro continue viva."

Além das premiações, o público presente pôde apreciar performances preparadas exclusivamente para a noite, encenadas pelo Grupo Tear (com elenco formado por DD, Poli Rodriguez, Nanda Souza e Roger Ribeiro). A plateia ainda se deleitou com um número musical emocionante de Gislene Danielle, acompanhada de Lucas Coimbra, que continuou o show, voz e violão, durante o coquetel pós-cerimônia.

O Futuro do Teatro Local

A VII Edição do Troféu ENCENA não apenas coroou os melhores do ano, mas também reforçou a importância da valorização à cultura. O apoio do Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de setembro, na pessoa de seu diretor João Vasconcelos, demonstra uma grande parceria entre poder público e os artistas da região.

Com plateia lotada e aplausos que ecoaram em cada nome citado, o evento provou mais uma vez que o teatro é uma força viva e essencial na capital, no Estado do Piauí e na cidade vizinha à capital, Timon-MA. Agora, é aguardar a VIII edição, que promete trazer ainda mais inovação e talento em 2025.

Confira os premiados da noite:

  • Cobiça - Melhor espetáculo (Grupo Escândalo Legalizado de Teatro, Floriano-PI)
  • César Crispim - Melhor Direção - Cobiça (Escândalo Legalizado de Teatro, Floriano-PI)
  • Carlos B. Filho - Melhor Texto - O Sorriso do Palhaço de Deus (Humanitas Grupo de Teatro, Timon-MA/Coletivo Piauí Estúdio das Artes, Teresina-PI)
  • Ricco Lima - Melhor Ator - O Diário de Anne Frank (Coletivo Cabaça, Parnaíba-PI)
  • Beatriz Rocha – Melhor Atriz - Cobiça (Escândalo Legalizado de Teatro, Floriano-PI)
  • Alisson Carvalho - Melhor Ator Coadjuvante - Crisálida de Ar (Criativa Duo Teresina-PI)
  • Rutielle dos Santos - Melhor Atriz Coadjuvante - As Presepadas de Chicó e Catirina (Grupo Utopia, Teresina-PI)
  • Arthur de Moraes - Revelação do ano na Categoria Ator - O Diário de Anne Frank (Coletivo Cabaça, Parnaíba-PI)
  • Ana Clarissa Veloso - Revelação do ano na Categoria Atriz – Pluft, o Fantasminha (Barcultural, Picos-PI)
  • Pedrinho e o Pombo Alazão - Melhor conjunto de Intérpretes (UNIARTES, União PI)
  • Jean Pessoa e Esaú Barros - Melhor Sonoplastia ou trilha original - Pedrinho e o Pombo Alazão (UNIARTES, União -PI)
  • Francarlos Araújo - Melhor Maquiagem e Caracterização (Humanitas Grupo de Teatro, Timon-MA/Coletivo Piauí Estúdio das Artes, Teresina-PI
  • Adalmir Miranda - Melhor Figurino - Ulisses Entre o Amor e a Morte (Grupo Corpos Teatro Independente, Teresina-PI)
  • Ryck Costa - Melhor Cenografia - O Diário de Anne Frank (Coletivo Cabaça, Parnaíba-PI)
  • Adalmir Miranda - Melhor iluminação - Ulisses Entre o Amor e a Morte - Grupo Corpos de Teatro Teresina-PI

O Grupo TEAR de Teatro, através do VII Troféu Em Cena, Ano 2025, concedeu o Prêmio Mérito e a Comenda Raimundo Dias a Vitorino Rodrigues, Mestre em Artes Cênicas, ator, diretor, dramaturgo e produtor (que honrosamente prestigiou o evento com sua presença) e a Sávio Barão (in memoriam), ator, diretor, dramaturgo e produtor picoense (representado por sua filha, a também atriz, Rute Barão) pelos relevantes serviços prestados à Arte e à Cultura do Estado do Piauí.

Fotos: Divulgação/Grupos e Coletivos participantes (galeria de fotos acima da matéria)