Um brinde aO QUE TE ESCREVO É PURO CORPO INTEIRO
Era preciso existir. Resistir. Lutar contra uma corrente de temporal. Era preciso força. Muita força. E a cria, aquele feto já em germinação, pegou aquele vírus debaixo do braço e esbravejou "Fica quieto! Você não vai me calar!". E assim foi feito.
O QUE TE ESCREVO É PURO CORPO INTEIRO é mais que um espetáculo pra mim, ele reflete toda uma vivência de 26 anos dedicados ao teatro. É um trabalho autobiográfico, apesar da escrita dramatúrgica de Nathan Sousa. Imprimo nessa montagem toda a minha história afetiva, familiar, acadêmica, artística.
Trata-se daqueles partos necessários e urgentes quando o nosso corpo sucumbe, está dilacerado e a nossa cria chega para nos chancelar vida, gritar-nos "Parou! Vamos reagir?!" E foi isso que eu fiz. Iniciamos, eu e o Wellington Júnior, diretor do espetáculo, em outubro de 2019, quando decidimos montar o texto de Nathan. Ainda em leituras. Janeiro de 2020, mais leituras, definição de cronograma e início de pesquisas e ensaios. E as águas de março desmoronaram nossas expectativas, um vírus infernal teimava em abortar o projeto. Mas que isso. Nossas vidas.
Era preciso existir. Resistir. Lutar contra uma corrente de temporal. Era preciso força. Muita força. E a cria, aquele feto já em germinação, pegou aquele vírus debaixo do braço e esbravejou "Fica quieto! Você não vai me calar!". E assim foi feito. Continuamos e avançamos nossos ensaios, leituras e pesquisas. E o vírus lá brincando de querer ser mais forte. E nós implacáveis. Não pode ser presencial? Pois então seremos o primeiro espetáculo produzido e realizado no formato online no estado do Piauí. E montamos uma sala. A sala VR, com urdimento (varas de luz e de cenário) e a estreia se realizou em dezembro de 2020, com 6 apresentações aos finais de semana: 5 a 20 de dezembro de 2020, em paralelo, ainda realizamos o primeiro Seminário de Dramaturgia Piauiense, em que recebemos nomes como Nathan Sousa, Aci Campelo, Roberto Muniz Dias, Eraldo Maia e Adriano Abreu para conversarmos sobre a escrita dramatúrgica do nosso estado.
Em meados de 2021, quando a Medicina avançou nas pesquisas e o vírus percebeu que não era o tal, veio uma trégua e horizontes se abriram: já é hora de termos o espetáculo no formato presencial. E que tal se, em paralelo, correr junto uma pesquisa de pós-graduação, hein Vitorino? Bingo!
Em março de 2021, iniciamos a remontagem do espetáculo para o formato presencial e o projeto de Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO. E em julho do mesmo ano estávamos prontos: para a estreia de O QUE TE ESCREVO É PURO CORPO INTEIRO, agora presencial; e eu estava aprovado para cursar o Mestrado em Artes Cênicas na Unirio.
Hoje, 6 de novembro de 2022, estou entrando na reta final da escrita da minha dissertação de Mestrado, e o espetáculo acumula 26 apresentações, 2 indicações (para os prêmios de melhor ator para Vitorino Rodrigues e melhor autor para Nathan Sousa no 10⁰ Festival Nacional de Teatro do Piauí, categoria Monólogo, na cidade de Floriano-Pi); os prêmios de MELHOR ATOR (Vitorino Rodrigues) e MELHOR ILUMINAÇÃO (Wellington Júnior), no Concurso de Monólogos Atriz Ana Maria Rego / Prêmio Wilson Costa.
Subir ao palco do Theatro 4 de Setembro na noite de 05 de novembro de 2022 para receber os prêmios de MELHOR ATOR e MELHOR ESPETÁCULO e vê Nathan Sousa, ali naquele mesmo palco /cerimônia /ritual receber o prêmio de MELHOR AUTOR – todos pelo O QUE TE ESCREVO É PURO CORPO INTEIRO - conferidos e legitimados pela curadoria do Troféu OS MELHORES DO TEATRO PIAUIENSE – e mais: receber a aclamação do público presente que legitimava e chancelava com aplausos e gritos cada prêmio que ia sendo entregue - foi desses momentos em que o tempo para e um filme atravessa a cabeça da gente.
Nathan Sousa, Wellington Júnior, Reinaldo Patrício, Márcio Felipe Gomes, Júnior Marks, Edivan Alves, Afonso Lopes, Chico Borges, Dan Martins, Allex Cruz, Teodorico Júnior, Robson Levy, Leonardo Sousa, Renato Caldas, ao público que nos tem acompanhado desde a nossa estreia e que torceu (e muito! Nossa, eu fiquei extremamente emocionado com a torcida, as manifestações de carinho!) – MUITO OBRIGADO POR TUDO! Que essa história, aqui, agora, seja apenas um capítulo de sucesso, de muitos outros que virão!
É sobre isso. Sonhar. Viver. Realizar. E agradecer!
Vitorino Rodrigues