Ricardo Lewandowski sai do Ministério
...saída de Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é iminente...
Da Redação- Hoje, dia 6 de janeiro de 2026, diversos órgãos de comunicação social confirmaram que a saída de Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é iminente.
* Data da Saída: Lewandowski deverá deixar o cargo até esta sexta-feira, 9 de janeiro. O ministro já terá comunicado a sua decisão ao presidente Lula da Silva, tendo inclusive antecipado o seu regresso das férias para finalizar a transição.
* Motivos: * Sentimento de "Missão Cumprida": O ministro alega cansaço e considera que o seu ciclo no governo foi concluído.
* Divisão do Ministério: Um dos pontos centrais de divergência seria a proposta de Lula para desmembrar a atual pasta, criando um ministério específico para a Segurança Pública. Lewandowski terá manifestado oposição a esta ideia, por considerar que a separação enfraquece o combate ao crime organizado.
* Substitutos Prováveis:
* Para a pasta da Justiça, o nome de Rodrigo Pacheco (ex-presidente do Senado) é o mais forte nos bastidores.
* Para a eventual nova pasta da Segurança Pública, o nome de Andrei Rodrigues (atual diretor-geral da Polícia Federal) é um dos mais citados.
* Reforma Ministerial Ampla: A saída de Lewandowski faz parte de um movimento maior de reforma no governo para 2026. Há também indicações de que Fernando Haddad poderá deixar o Ministério da Fazenda até o final de fevereiro para se dedicar à coordenação da campanha de reeleição de Lula.
Embora o presidente Lula tenha tentado convencer Lewandowski a permanecer pelo menos até ao final do mês, fontes do Palácio do Planalto indicam que a decisão do ministro é "irredutível" e que o seu gabinete já está a ser esvaziado.



admin 










