"A Magia de Gojobas: Um Encontro Encantado com o Teatro no Coração de Timon"
O Grupo Tear de Teatro está comemorando seus 25 anos de pura arte...
(Da Redação) Na tarde mágica de sexta-feira, 30 de agosto, o Teatro Municipal Maria Socorro de Macêdo Claudino, em Timon-MA, foi palco de uma encantadora visita do Festluso 2024 – Festival de Teatro Lusófono, trazendo consigo o Grupo Tear de Teatro e seu espetáculo “A magia de Gojobas”. A atmosfera era de pura fantasia, onde os sonhos se entrelaçavam com a realidade, e cada olhar atento parecia capturar o brilho de um novo universo.
O Grupo Tear de Teatro está comemorando seus 25 anos de pura arte, com diversas montagens de grande sucesso por onde passaram. Para o Festluso em Timon, o Grupo apresentou “A magia de Gojobas”, texto de Siro Siris, com elenco formado por Roger Ribeiro, Siro Siris e Virgínia Sales, e equipe técnica composta por Ademir Costa (DD) e Poli Rodriguez.
As gestoras escolares Conceição de Maria Machado Bastos (Escola Municipal Darcy Ribeiro), Vilma Pinheiro (Escola Municipal Urbano Martins), as atrizes e também professoras de teatro Karla Dayane e Adriana Campelo (Escola de Artes Beija-flor I), os coordenadores Rejane, Jailson e Andrea Fernanda (Projeto Integração da Ribeira Norte) e os vários pais e mães das comunidades circunvizinhas ao Teatro foram os verdadeiros condutores dessa experiência mágica, ao levar seus alunos e filhos ao teatro. Graças a eles, muitas crianças puderam ter seu primeiro contato com a arte cênica, lotando o Teatro Municipal, um momento que certamente será guardado em seus corações como uma lembrança preciosa.
Para as crianças, o teatro é como uma porta que se abre para mundos desconhecidos, onde o impossível se torna possível, e a imaginação é convidada a correr solta. E para os professores, é uma oportunidade de ensinar além dos livros, de mostrar que a educação também se faz com poesia, com gestos, com a vida que pulsa nos palcos. Para os pais, um exemplo a ser seguido sempre. Cada sorriso, cada aplauso tímido, cada suspiro de admiração era uma confirmação de que aquele momento seria inesquecível.
O Festluso, promovido pelo dedicado Grupo Harém de Teatro, de Teresina-PI, é mais do que um evento cultural; é uma celebração da alma, uma festa da diversidade e da criatividade. Trazer essa festa para Timon é uma dádiva, uma oportunidade de fortalecer os laços culturais entre as cidades e de mostrar que a arte é um caminho para a transformação.
Que venham mais momentos assim, onde o palco se enche de vida e as crianças aprendem que a magia existe, sim, e pode ser encontrada em lugares tão simples e ao mesmo tempo tão grandiosos como o teatro. E que os agradecimentos cheguem generosos e sinceros às gestoras, professores, coordenadores, pais e responsáveis que acreditam no poder da cultura, que plantam nas mentes jovens as sementes do amor pela arte. O teatro é um abraço ao espírito, e nesse abraço, Timon se uniu ao Festluso em uma tarde que, com certeza, ficará para a história.