Filme Filosofia de Boteco emociona o Nordeste e chega a Teresina com força poética

"Imagina alguns filósofos em uma versão cearense! Prepare-se para gargalhar e filosofar com essa comédia cearense que prova que pensar também pode ser um ato de pura diversão. Filosofia de Boteco – porque, no bar, todo mundo vira filósofo (a)."...

Filme Filosofia de Boteco emociona o Nordeste e chega a Teresina com força poética

Por Roger Ribeiro - O filme Filosofia de Boteco segue em viagem luminosa pelo Nordeste, tocando plateias e despertando reflexões profundas por onde passa. Nesta obra sensível, artística e visceral, o cotidiano se transforma em poesia: nos diálogos cruzados ao redor de uma mesa simples, o mundo se revela. Ideias, dores, esperanças e sonhos se misturam com o aroma de café, fumaça de cigarro e risos frouxos — e, assim, nasce uma narrativa que já arrebatou quem teve a chance de assistir.

A produção, que conta com elenco talentoso, direção cuidadosa e fotografia marcante (informações detalhadas fornecidas pela produção em seus materiais oficiais), vem recebendo elogios entusiasmados em todas as cidades do circuito. Há quem saia da sessão com lágrimas nos olhos, há quem saia com vontade de abraçar a vida — e todos, sem exceção, comentam a beleza da obra, sua verdade e sua força cultural.

O filme iniciou sua trajetória no Ceará, com pré-estreia em Fortaleza no Cineteatro São Luiz, no dia 19 de novembro, às 14h, e estreia oficial no dia 25 de novembro, às 20h, no Cinema do North Shopping. Em seguida, percorreu cidades como Paracuru, Itapipoca, Pedra Branca, Itaitinga, Quixeramobim, Taíba, Sobral e Quixadá, tornando-se um movimento cultural que aproxima público e arte em espaços diversos — da capital ao interior.

Depois, avançou pelo Nordeste com vigor: Mossoró e Natal, no Rio Grande do Norte; Recife, em Pernambuco; Maceió, em Alagoas; Aracaju, em Sergipe; João Pessoa, na Paraíba; e Salvador, na Bahia. Uma rota de encontros, debates, emoções e plateias cheias marcadas pelo impacto do filme.

E agora, Filosofia de Boteco chega a Teresina-PI para mais uma exibição especial que promete casa cheia e aplausos longos.

Data: 24 de janeiro de 2026

Horário: 17h

Local: Theatro 4 de Setembro – Complexo Cultural de Teresina

Endereço: Pça. Pedro II, nº 14 – Teresina-PI

Censura: 12 anos

Entrada gratuita

Uma oportunidade imperdível para o público de Teresina e também para os amantes da cultura de Timon-MA, que sempre circulam entre as duas cidades, compartilhando arte, emoção e identidade. A produção reforça que todos são muito bem-vindos e que esta é uma chance única de contemplar um filme que dialoga com o coração nordestino e a filosofia da vida real.

O PortalRegional.net, apoiador da cultura local, regional e nacional, reforça seu compromisso em divulgar e valorizar produções que elevam o pensamento, fortalecem artistas e aproximam o público da arte feita com verdade. Em tempos de desafios, incentivar o audiovisual independente é um gesto de resistência e amor — e o PortalRegional.net tem sido uma ponte essencial entre criadores e espectadores, mantendo viva a circulação de ideias, obras e talentos.

Após Teresina, a jornada segue para São Luís – MA, onde o filme será exibido no Cinema Sesc: dia 13 de fevereiro de 2026, às 19h.

 

Para mais informações, contatos da produção:

(85) 98628-5628 e (85) 99280-9632 ou pelos e-mails:

cinemarvinceara@gmail.com
emerson.praciano@prof.ce.gov.br

Filosofia de Boteco é mais que cinema: é encontro, respiro, reflexão e afeto. Se emocionar é permitido... e garantido.

E você, vai perder essa sessão?

CRÉDITOS / FICHA TÉCNICA:

Filme de Emerson Praciano e LC Galetto.

Roteirista - Lc Galleto

Roteirista e Diretor - Emerson Praciano

 

Personagens / elenco:

Amado: Adney Pinheiro

Maiquim: Rafael Rodrigues

Violeta: Jane Teixeira

Sócrates: Pedro Ivo

Marx: Moisés Loureiro

Diógenes: Carri Costa

Heidegger: LC Galetto

Hannah: Iane Tomé

Terezinha: Solange Teixeira

Marinalva: Eveline Siará

Clê Clê: Cristiano Marques

Coordenador: Bolachinha

Professor de Filosofia: Léo de Oliveira

Maria (Garçonete): Ellen Winchester

Cunhão (Patrão):Sergio Guaya

Cantor (a): Super Edson e Ruanito

Sofia: Manu

Homem mau: Evaristo Nogueira

Balconista: Klesia Barbosa

Mãe: Clecyane Braga

Enzo Gabriel: Miguel

Francisco Júnior (criança): Aristóteles Bonnet

Ana Luz: Belly Maryano

Humorista: Luciano Lopes

Aurora (mãe do Maiquim):Carmem Daniel

Participação: Eduardo Praciano

Produtora:

Cine Marvin Produções

Uma Produtora independente, que atua há 13 anos em escolas públicas do Estado do Ceará. Desde 2020 vem atuando também com produções audiovisuais profissionais para além do ambiente escolar.

Coprodução:

Escola pública de Audiovisual Vila das Artes JPROL produção