Esse é o grande Artista Wilson de Sousa
Uma verdadeira saga de vida do maravilhoso Wilson de Sousa...
A grande magia do ator Wilson de Sousa, vindo do sertão, muito pobre e humilde, do interior De Santo Antônio, Município de Duque Bacelar, Maranhão, terras das lavouras, roças, trabalho braçal e olarias de tijolos comuns. Nordeste do Maranhão. Filho de DONA Maria de Nazaré Neris, que, abandonada pelo marido, nunca teve olhos para outro homem, gerando o grande Wilson Gomes de Sousa [Wilson de Sousa] em seu ventre e fazendo o papel de PAI e mãe ao mesmo tempo, para dar vidas a seus três filhos, Francisco, com 2 anos e vem nascer Wilson e Cleide, sua segunda filha mulher, pois a primeira já tinha partido, pequena, antes de Francisco, Wilson e Cleide serem gerados e nascerem.
Dona Maria de Nazaré Neris trabalhou no duro para dar o melhor e a boa educação aos Filhos, até no dia 08 de Novembro de 1968, quando partiu ao outro plano da vida, deixando Francisco com 07 anos , Wilson com 05 anos e Cleide com 03 anos. As Crianças ficaram aos cuidados da avó e bisavó da dona Maria de Nazaré, que também eram muito pobres, simples e humildes. A avó materna sobrevivia do lavado e gomado para os ricos de Teresina, a bisavô sobrevivia da venda de legumes e frutas no bairro Piçarra. Francisco e Wilson, Crianças sofridas, tiveram que trabalhar arduamente e estudarem em turnos diferentes para sobreviverem e ajudar a pobre vó materna, Dona Raimunda Gomes de Araújo Neris, já a Cleide, teve a infância de uma majestade, porque sua bisavô, Dona Felicidade Maria da Conceição, não deixava a menina Cleide trabalhar.
As 03 crianças Francisco, Wilson e Cleide tiveram uma vida de sofrimentos pela perda da mãe, Dona Maria de Nazaré e sobre custódia da avó e bisavô materna conseguiram superar e entender o verdadeiro significado da história da vida.
Francisco não tinha muita inteligência, já Wilson e Cleide eram bastante estudiosos e de uma imensa inteligência. Wilson, apesar da vida do interior maranhense, ao chegar em Teresina-PI-Brasil, em 1970, passava o dia percorrendo as ruas de Teresina com uma caixa de picolé no ombro e à noite estudava, devido sua inteligência na disciplina de Educação Artística, só tirava nota 10, seu professor, Paulo de Tarso, via que Wilson tinha tudo para enveredar no mundo das artes, foi quando aconselhou Wilson a seguir o caminho, Wilson fez amizades com atores do Theatro 04 de Setembro e cada dia se encantava com o rumo das artes.
Foi quando juntou os trocados na venda de Picolé pelas rua de Teresina e conseguiu assistir ao espetáculo de Regis Cardoso, que tinha como protagonista Maria Della Costa, era Comédia "AGORA EU CANTO". O menino Wilson se encantou e por sorte teve direito de fala com a atriz Maria Della Costa, que deu todo apoio a Wilson, aconselhando a seguir a carreira tão sonhada de ator. Depois assistiu o programa da humorista Dercy Gonçalves e a mesma deu também conselhos ao tão sonhado desejo de Wilson, o de ser ator. Fez curso de dramaturgia com o prof. Ivo Mesquita, patrocinado pela UFRJ-RJ, obtento incrível resultado na apresentação do final do curso.
Estudou Cinema no antigo Cine Clube de Teresina, conhecendo o rapazinho, na época, Adalmir Miranda, grande amigo do curso de cinema. Fez o curso de artes no 01 e 02 graus pela UFPI, participou de inúmeras oficinas de dramaturgia e tudo sobre as artes, Wilson não mediu esforços e abraçou tudo. Às escondidas da avó materna.
Quando ela soube de tudo, nem tava acreditando que o menino pobre do sertão do interior maranhense tava abrindo a fama ao glorioso desejo de ser ator e deu o maior apoio e fez o menino deixar a venda de picolé pelas ruas e abraçar a grande carreira de ator.
Em 1976, Wilson começou a subir nos palcos, depois de passar 04 meses em coma, que lhe afetou a audição bilateral profunda. Wilson teve uma história de lutas, sofrimento e ficar com o pé na beira da cova, faltando 30 minutos para partir da vida, mas Deus foi o grande médico do tão pobre e inocente menino Wilson, que lhe devolveu as energias, para viver o grande relato de sua própria vivência que, dificilmente, caberá escrito na história do livro da VIDA.
E hoje está vivo para mostrar e contar o que passou, os sofrimentos e labutas, até ver a fama vinda do sertão, pobre e muito humilde, a brilhar, mergulhando fundo na pele de milhões das personagens nos diferentes ambientes cenotécnicos do Piauí e Brasil. Parabéns, grande Wilson de Sousa!!! Já que muitos não tiveram essa sorte. Mas a missão de Deus é dada para ser história, vitória, não arrancando a frente de NINGUÉM, mas completar a carreira com HUMILDADE E SIMPLICIDADE.
Obrigado, meu grande pai eterno, Deus! Obrigado, Dona MARIA DE NAZARÉ NERIS, sei que você não está mais presente nesse plano, desde 08 de Novembro De 1969, mas está vendo e aplaudindo minha vitória.
Por Wilson Gomes de Sousa
...
Confira alguns companheiros, artistas, em homenagem ao amigo Wilson de Sousa:
https://rogerribeironoticia.blogspot.com/2023/10/wilson-de-sousa-e-camareira.html