Os Melhores do Teatro Piauiense 2022
Aos que já estavam na estrada, há um renovo de suas expectativas sobre o fazer artístico e aos que se chegam aos poucos para renovar a cena há uma representação de que tudo é possível, seus sonhos podem sim se tornar realidade. Muros são derrubados.
“Há um será que se destina”
Em 10 anos o Troféu Os Melhores do Teatro Piauiense tornou-se referência para a classe teatral do estado. Uma realização da A&C Produção e Promoção Cultural
Aos que já estavam na estrada, há um renovo de suas expectativas sobre o fazer artístico e aos que se chegam aos poucos para renovar a cena há uma representação de que tudo é possível, seus sonhos podem sim se tornar realidade. Muros são derrubados.
A história do Troféu começa em 2011 do anseio de Aci Campelo, dramaturgo, escritor e ativista cultural, em emprestar sua força artística e política para reverberar o reconhecimento aos nossos fazedores de arte. Convida o ator Jesus Viana e o produtor Edson Jr. para essa empreitada. Confiantes na ideia, abraçam e com maturação encampam em 2012 o trabalho de se fazerem presente no cenário até os dias de hoje.
Em 2016 Jesus Viana deixa a comissão e o Edson assume de vez a produção executiva do troféu, além da curadoria e administração das redes sociais.
Nesses dez anos, muitos foram os artistas e técnicos que compuseram a equipe julgadora.
Para cada edição encaramos o desafio de eleger Os Melhores, uma vez que julgar a arte do outro requer muito mais do olhar crítico, tem que lutar com a paixão de ver nossos colegas na berlinda e saber qual defender melhor!
Contamos sempre com o bom senso e das experiências de:
Lorena Campelo, Siro Siris, Antônio José, Maneco Nascimento, Ademilton Moreira, Reijane Dias e Augusto Neto, foram pessoas ímpares ao emprestar seus nomes e juízos para as escolhas dos “Melhores entre os Melhores”.
A cada ano uma personalidade do teatro é escolhida para ser homenageada. Temos orgulho dos nomes escolhidos. Cada uma delas são as forças artísticas de nosso teatro.
Estamos comemorando 10 anos esse ano, felizes e realizados em poder ser independentes e conseguir a cada ano atingir nossos objetivos, entre eles o principal: valorizar o fazer artístico teatral do nosso estado. Quatro municípios polos são agraciados anualmente com espetáculos de alta qualidade, dentre os Piauienses está o município de Timon/MA, co-irmã do Piauí, em 2016 foi incorporada ao Troféu. Teresina, Floriano e Parnaíba compõem o Piauí que faz teatro. Ainda queremos mais. Em breve estaremos mais próximo disso: ver outros municípios fazendo teatro!!
Que toda a nossa luta seja maior e sejamos instigados cada vez mais para ver um estado rico de arte para todo lado. Que não sejamos limitados!
Somos insistência e continuaremos, com respeito, atenção à produção e à profissão da arte de fazer teatro no Piauí!
Venha mais anos e mais espetáculos para nós, ganha o povo e ganha prêmio os artistas!
O objetivo do Troféu é elevar a estima dos nossos artistas, como frisa o encenador Arimatan Martins: “A festa não é disputa de poder e território de poder, é de união de poderes e territórios. Eu penso assim. Eu sou bastante premiado e continuo sendo, mas nunca me achei, e nem me acho melhor ou mais importante do que ninguém. Eu amei o meu prêmio e era justamente o que eu gostaria de ganhar, (esse ano ganhou como Melhor Sonoplastia em parceria com Wellington Torres) e deu certo”.
E OS MELHORES DE 2022 FORAM OS SEGUINTES:
Benjamin Santos – Homenageado do Ano
MELHOR ESPETÁCULO
✓ O que te escrevo é puro corpo inteiro – Truá CIA de Espetáculos – Teresina/PI
MELHOR TEXTO
✓ “O que te escrevo é puro corpo inteiro” de Nathan Sousa
MELHOR DIREÇÃO
✓ Arimatéia Bispo por “Fogo de Palha” – COTJOC – Teresina/PI
MELHOR ATOR
✓ Vitorino Rodrigues em “O que te escrevo é puro corpo inteiro” – Truá CIA de Espetáculos – Teresina/PI
MELHOR ATRIZ
✓ Janá Silva em “Fogo de Palha” – COTJOC – Teresina/PI
MELHOR ATOR REVELAÇÃO
✓ Lucas Abá em “Sem Hora” – Produção Independente – Teresina/PI
MELHOR ATRIZ REVELAÇÃO
✓ Kassia Tapety em “Manual Prático de Felicidade” – Grupo Cultura De Rua – Floriano/PI
MELHOR ILUMINAÇÃO
✓ Renato Caldas por “O Caso do Vestido” – CAPEMGA – Teresina/PI
MELHOR SONOPLASTIA
✓ Wellington Torres e Arimatan Martins por “O Pega Sol” – Grupo Harém de Teatro – Teresina/PI
MELHOR MAQUIAGEM E CARACTERIZAÇÃO
✓ Flávia Farias por “Gotas de Cristais” – Produção Independente – Teresina/PI
MELHOR FIGURINO
✓ Bid Lima em “O Caso do Vestido” – CAPEMGA – Teresina/PI
MELHOR CENÁRIO
✓ Ângelo Smytler por “A Barata Bela e o Rato Tito” – CIA Os Tais de Teatro – Floriano/PI
EMPRESA INCENTIVADORA
Equatorial Energia